Morre Dennis Ritchie, criador da linguagem C e do Unix

Programador premiado tinha 70 anos.
‘O mundo perdeu uma grande mente’, afirmou colega.

O programador Dennis Ritchie criou a linguagem C e auxiliou o desenvolvimento do sistema Unix.

Robert Pike, um dos desenvolvedores do sistema operacional Unix, anunciou no Google+ que Dennis MacAlistair Ritchie, responsável pela criação da linguagem C e um dos desenvolvedores do sistema operacional Unix na década de 1970, morreu aos 70 anos em sua residência neste final de semana.

“Ele era um homem quieto e reservado, mas era também meu amigo e colaborador. O mundo perdeu uma grande mente”, afirmou Pike.

Linguagem C

A linguagem de programação C foi criada para libertar os programadores de tecnologias que prendiam sistemas operacionais e aplicativos em plataformas específicas.

A linguagem C permitiu que sistemas operacionais e aplicativos fossem portados para outros computadores. Ele foi criada para ser usada no desenvolvimento do sistema Unix.

Até hoje, C e suas variações são usadas e têm grande influência em linguagens de programação. A “bíblia” do C, escrita por Ritichie e Brian Kernighan – conhecida por “K&R”, é considerada um dos mais importantes livros em informática.

Unix

O Unix estabeleceu padrões para sistemas operacionais e serviu de base para diversos sistemas modernos, como o Linux e o BSD, que por sua vez é a base do Mac OS X, usado em computadores da Apple.

Compartilhe