Android numa fria: pesquisadores da Alemanha descobrem nova maneira de roubar dados sensíveis do Galaxy Nexus!

icetoseeyou
O ataque em si é sério e real, mas as chances de você ser vítima são muito, muito pequenas.

É uma forma de acessar o conteúdo da memória do aparelho, mesmo protegido por senha e com o disco encriptado, e a técnica em si é o mais interessante: Usa FRIO. O conceito é que RAM é sensível a calor. Uma memória quente quando desligada perde os dados gravados mais rápido do que uma memória fria.

Os estudos indicaram que a uma temperatura de 30 graus Celsius um celular desligado tem sua memória apagada em algo entre 1 e 2 segundos, mas se você a resfria a uma temperatura de 5 graus, a mesma memória leva até 6 segundos para desaparecer.

Na técnica apresentada os pesquisadores da Erlangen da Alemanha conseguiram congelar um Galaxy Nexus, remover a bateria, comandar um fastboot segurando power e volume, e então baixar via USB o conteúdo da RAM do aparelho, com os dados da sessão anterior.

Como ninguém quase nunca desliga o telefone, há muita informação sigilosa e estratégica em posições de memória espalhadas, todas elas capturadas durante o processo.

Isso significa que seu Galaxy Nexus está vulnerável e você deve trocar de celular imediatamente? Qualé, você não é tão importante assim, e se fosse era mais simples colocar seu bilau num cortador de charuto e pedir educadamente o código de desbloqueio do celular.

Fonte: meiobit

Compartilhe