Nokia lança smartphones no Brasil e diz que 2013 é o ‘ano da virada’

Lumia 620

Nokia quer voltar ao páreo dos smartphones no mundo e no Brasil. ”Teremos um portfólio extremamente competitivo. Será o ano da virada da Nokia”, afirmou Almir Narcizo, presidente da companhia no Brasil, em anúncio de três novos aparelhos.

Os novatos são o Lumia 620, o Lumia 820 e o Lumia 920 — do trio, o mais esperado e o único ainda não disponível nas lojas até então. Todos vêm com Windows Phone 8. O sistema operacional escolhido é parte da parceria da companhia finlandesa com a Microsoft. 

“A única forma de a Nokia ser diferente seria usando uma plataforma nova e intuitiva”, afirmou Narcizo. Com isso, a empresa põe uma pá de cal definitiva no Symbian. “É um sistema operacional antigo”, disse Narcizo.

O fato, já esperado pelo setor, veio seguido do anúncio de novos recursos de software e hardware pela empresa para a linha Lumia – que deve crescer. “Vamos ter Nokia Lumia em segmentos que hoje não estamos presentes”, finalizou o CEO.

Recuperação
Para que 2013 se concretize como o ‘ano da virada’, a Nokia terá um árduo trabalho para reconquistar seu espaço no Brasil. Em 2010, a companhia liderava o setor com 47,3% de participação nas vendas, segundo dados da consultoria Gartner. 

O declínio nos anos seguintes foi expressivo e a empresa fechou 2012 com 8,7% sobre o total de aparelhos comercializados. Atualmente, a fabricante é a terceira maior no Brasil, atrás da LG, dona de 13% do mercado.

A líder do setor é a Samsung, que tirou a liderança da Nokia, e hoje responde por 42,4% das vendas. 

Fonte: olhardigital

Compartilhe