Fim do Megaupload aumentou a venda de filmes, diz pesquisa

São Paulo – Um estudo realizado pela Universidade Carnegie Mellon sugere que o fechamento do site de compartilhamento de arquivos Megaupload, criado pelo hacker alemão Kim Dotcom, fez crescer a venda e aluguel de filmes para download.

A pesquisa examinou dois estúdios presentes em 12 países durante 18 semanas e estimou que as receitas de conteúdos digitais cresceram entre seis e 10 por cento em comparação a quando o site Megaupload ainda estava no ar.

Para compensar a relevância do estudo com a consistência do crescimento do mercado digital, os pesquisadores mediram a taxa de acesso ao Megaupload por país.

Assim seria possível avaliar se os países com mais usuários do Megaupload tiveram algum crescimento nas vendas ou alugueis de filmes após o fechamento do site.

E, de acordo com o estudo, países onde o Megaupload era bastante popular como Espanha, França e Bélgica registraram uma grande mudança nas vendas de filmes após o site ser fechado.

Os resultados do estudo também sugerem que alternativas digitais legais são parte da solução a pirataria. Os pesquisadores apontam que disponibilizar online mais conteúdos legalmente pode ser uma boa resposta aos problemas enfrentados pelos estúdios.

Fonte: exame

Compartilhe