Kaspersky Lança Primeiro Anti-Malware para UEFI

A Kaspersky Lab lançou o Kaspersky Anti-Virus for UEFI (KUEFI) – uma solução anti-malware que pode proteger o computador do usuário antes mesmo do sistema operacional começa a carregar. UEFI, ou “Unified Extensible Firmware Interface”, foi desenvolvido pela Unified Forum EFI. Trata-se de um novo modelo para a interface entre os sistemas operacionais de computadores pessoais e plataforma de firmaware. Aclamado como o “sucessor espiritual” para BIOS (Basic Input / Output System), UEFI oferece suporte para novas tecnologias, desenvolvimento na melhoria da experiência do cliente, oferecendo um maior reforço durante o tempo que o computador estiver ligado, mas antes do carregamento do sistema operacional.

Através de múltiplas interfaces, a especificação suporta um sistema mais seguro, um tempo de boot mais rápido, melhor desempenho, funcionalidade de inovação de plataforma, e um mais veloz custo-efetivo de entrega do produto relacionado ao tempo de lançamento no mercado. Entre suas outras características, a especificação UEFI torna possível incorporar uma solução de segurança “no chip”.

Dessa forma, a Kaspersky Lab aproveitou a oportunidade para desenvolver o primeiro do mundo (sendo o único até o momento), UEFI compatível com uma solução anti-malware, que será capaz de verificar os arquivos de sistema selecionados e endereços de memória (antes de checar o sistema operacional), mesmo antes de iniciar o carregamento.

Fonte: underlinux

Compartilhe