Suporte Completo ao Padrão C++11 no Clang

Os desenvolvedores do Clang, o frontend para o compilador C/C++ do projeto de infraestrutura de compilação LLVM, acaba de anunciar que todas as funcionalidades do padrão de linguagem C++11 lançado em pleno verão norte-americano de 2011, já foi quase completamente implementado. Esse é o último padrão ISO para a linguagem de programação C++ e as últimas funcionalidades que serão implementadas são o suporte a heranças de construtores e variáveis do tipo thread_local.

A versão 3.3 do LLVM e Clang está prevista para ser liberada em Junho de 2013, e poderá ser a primeira versão de compilador que suporta todas as funcionalidades do padrão C++11. Para se ter uma ideia, a versão 4.8 do GNU Compiler Collection (GCC) que foi lançada em Março deste ano de 2013, também inclui quase todas as novas implementações do padrão, mas ainda faltam alguns pontos a serem implementados, os quais o projeto lista em uma página dedicada em seu site. E se você ficou curioso para saber o quanto já foi implementado do padrão C++11 em outros projetos de compiladores, veja esta listagem.

Agora que o suporte para o padrão C++11 está sendo finalizado, o trabalho continua para as futuras funcionalidades do C++ no próprio Clang. Os desenvolvedores já começaram os trabalhos de implementação das funcionalidades do padrão C++1y, também conhecido como C++14, a próxima pequena atualização para o padrão dessa linguagem de programação que deverá ser liberada em 2014. Os primeiros componentes que o Clang irá suportar incluem: lambdas generalizados, dedução de retorno de tipo e melhor manuseio da palavra-chave constexpr.

Fonte: underlinux

Compartilhe