Uma rápida olhada tecnica no Firefox OS

Firefox OS, originalmente chamado de Boot2Gecko, é um sistema operacional para smartphones. Está em desenvolvimento pela Mozilla, mas já é suportado pela Telefonica e ZTE. Através dele, a Mozilla planeja fazer a sua chegada no mercado de smartphones e competir contra a Google, Apple e Microsoft. Firefox OS não será a única introdução recente no mercado, pois a Canonical também apresentou a sua proposta com o Ubuntu Phone.

firefox-os-home-screen1

No caso, o foco da Mozilla está em fornecer uma alternativa válida para o segmento de aparelhos de baixo e médio níveis. De acordo com a Mozilla, Firefox OS é baseado em tecnologias web e usa padrões web abertos.

Arquitetura básica do sistema

A arquitetura do Firefox OS é basicamente composta por três partes: Gonk, Gecko e Gaia.

firefox-os-architecture

Gonk é o mais baixo nível, e essencialmente composto por um kernel Linux, e uma camada de abstração de hardware, ou HAL (em inglês) que é uma camada colocada entre o software e o hardware. O HAL interage diretamente com os recursos, e serve como uma plataforma para conectar os softwares das aplicações ou linguagens de programação de alto nível, com os componentes físicos da máquina. No Firefox OS, o HAL utiliza algumas funções comuns do Android, como a câmera ou o GPS.

Gecko representa um nível maior, e é basicamente a engine runtime das aplicações, ou, em outras palavras, a plataforma onde são executadas todas as diferentes aplicações web. Gecko lê o HTML5, CSS3 e conteúdos Javascript, e mostra o conteúdo na tela.

Gaia é o nome da interface de usuário. Ele é compilado usando tecnologias web, e é inteiramente escrito em HTML5, CSS3 e JavaScript. O conjunto inteiro de web apps, bem como a tela inicial e a de bloqueio, atualmente fazem parte do Gaia. No Firefox OS as aplicações web serão capazes de fazer coisas como gerenciar a câmera, ou gerar alertas através da vibração do telefone.

Em simples palavras, o sistema basicamente consiste em um Kernel Linux, a runtime engine e a interface do usuário.

  • Caracteríticas da interface de usuário

Do lado do usuário, é algo importante mencionar os aplicativos básicos que ve de série nele, como um leitor de Email, Maps, Calendar, SMS, Camera, e o navegador Firefox, que neste caso fo especificamente desenhado propriamente prar se ajustar a tela do smartphone. Você pode facilmente acessar o Marketplace, a infraestrutura padrão para os desenvolvedores oferecerem os aplicativos para o usuário final.

firefox-os-settings

  • Desenvolvimento de aplicativos

Do lado dos desenvolvedores, aplicativos para o Firefox OS podem ser criados usando uma única tecnologia (HTML, CSS E Javascript) e os desenvolvedores não precisam aprender a desenvolver a uma API específica.

Você pode obter mais informação sobre criação de apps pra o Firefox OS no site https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Apps

Dica: openapps

Compartilhe