Venda global de PCs cai 11% em um ano, segundo Gartner

A indústria de computadores tradicionais sofreu mais um baque no segundo trimestre do ano: a venda global despencou de 85,3 milhões em 2012 para 76 milhões este ano, queda de 10.9%, segundo a consultoria Gartner.

O mau desempenho registrado entre abril e junho representa o quinto trimestre consecutivo de baixas, o período mais longo da história, segundo o The Next Web. Os cinco maiores fabricantes venderam menos em comparação com o ano passado.
20120126155904
A chinesa Lenovo segue na liderança com 12,6 milhões de PCs comercializados no segundo trimestre, seguida de perto pela HP, com 12,4 milhões. Dell (8,9 milhões), Acer Group (6,3 milhões) e ASUS (4,5 milhões) acompanham os líderes.

Segundo a Gartner, o computador perdeu espaço em todos em continentes, com destaque para a Ásia, Europa e África. A culpa, como esperado, é atribuída aos tablets. ”A redução está ligada à expansão de dispositivos mais baratos tanto nos mercados maduros quanto nos emergentes”, contextualiza o analista Mikako Kitgawa. Segundo ele, em países como o Brasil, os gadgets de baixo custo têm se tornado o primeiro computador de muita gente.

Fonte: Olhar Digital

Compartilhe