De onde veio a tradição da Black Friday?

Amanhã, dia 29 de novembro, as lojas virtuais de todo país participam de mais uma Black Friday, evento que oferece descontos imperdíveis em produtos dos mais variados segmentos. Mas o que é essa data e como foi que ela surgiu? Saiba mais!

As (possíveis) origens da Black Friday

Existem algumas versões distintas para explicar o surgimento da data. Uma delas diz que o termo Black Friday originou-se no estado americano da Filadélfia, na década de 1960, e na época, o termo era utilizado para se referir ao pesado trânsito de veículos e pedestres que tomavam conta das ruas na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças.

Outra versão diz que o “Black Friday” dizia respeito aos lucros obtidos pelos varejistas no período que se iniciava logo após o feriado de Ação de Graças. Até essa data, eles estariam no vermelho, e avançariam para os marcadores pretos (positivos), logo no dia seguinte ao Thanksgiving Day.

Seja qual for a origem, o fato é que essa data posterior ao feriado é tradição em terras americanas há vários anos. Por lá, o sucesso é grande por conta das lojas físicas, que sempre abriam suas portas às seis da manhã e eram invadidas por um público ávido por bons preços e produtos de qualidade.

Black Friday hoje

Desde o início dos anos 2000, esse horário foi sendo readaptado, o comércio iniciou suas atividades mais cedo, até que a abertura das lojas passou a acontecer logo à meia-noite da sexta-feira.

No Brasil, a tradição dos descontos chegou no ano de 2010, porém apenas em lojas virtuais. Por aqui as vendas também iniciam-se logo à meia-noite, e a “correria virtual” por valores menores proporciona excelentes oportunidades de compra. Agora em 2013, o Black Friday Brasil chega à sua quarta edição, e promete descontos ideais para quem quer iniciar as compras de Natal aproveitando preços baixos e condições facilitadas de pagamento.

Compartilhe