Anatel cria centro para monitorar operadoras em tempo real

A Anatel apresentou nesta segunda-feira, 3, seu Centro de Monitoramento de Redes de Telecomunicação, que funcionará em Brasília. O espaço vai analisar a qualidade e o fornecimento dos serviços móveis de dados e voz de operadoras de telefonia.

anatel

O sistema será alimentado com informações enviadas pelas operadoras em intervalos de 5 e 30 minutos entre cada ocorrência de interrupção do serviço de antenas, que atualizam mapas de interrupções e risco das empresas. Assim, será possível monitorar em tempo real quedas nos serviços de antenas de todo o Brasil.

O centro também será capaz de detectar trechos congestionados da rede, além de exibir mapas com a qualidade do serviço oferecido pelas operadoras em cada região. Esses dados poderão ser acessados por usuários por meio de um app da Anatel ainda não disponibilizado. Além do espaço físico na capital do país, a agência montou um centro via satélite na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Lá, antenas vão rastrear todos os equipamentos que estão em atividade no arco orbital brasileiro, em busca de satélites não autorizados.

Fonte: Olhar Digital

Compartilhe