Microsoft prepara navegador totalmente novo para o Windows 10

Não gosta do Internet Explorer? Uma boa notícia parece estar se aproximando: a Microsoft deve anunciar um novo navegador que estará incluso no Windows 10, que não será o IE 12. Aparentemente, a ideia é criar uma experiência mais próxima do que é visto no Chrome e Firefox.

Segundo Mary Jo Foley, jornalista do ZDNet que é uma das maiores conhecedora dos meandros da Microsoft, o navegador ainda seria baseado em tecnologia web da empresa, como o motor JavaScript Chakra e o motor de renderização Trident. Ou seja, nada de mudar do nada para o WebKit, usado pelos seus concorrentes.

O projeto está sendo tratado internamente pelo codinome “Spartan”, mais uma referência a Halo, a popular franquia de games do Xbox. O navegador também atenderá um pedido antigo dos usuários e deve começar a aceitar extensões.

Porém, a despedida do Internet Explorer não é tão fácil assim. Segundo a publicação, o IE ainda será distribuído com o Windows 10 por questões de retrocompatibilidade, pelo menos nos desktops. Já o Spartan será oferecido para desktops, celulares, tablets e basicamente qualquer outro dispositivo com a nova versão do sistema operacional.

É possível que o novo browser seja anunciado já no evento de apresentação de 21 de janeiro, na qual a Microsoft destacará as funções para consumidores comuns do Windows 10. No entanto, ele ainda não deve estar funcional o bastante para ser incluso na versão de preview que deve ser lançada pouco tempo depois.

Fonte: Olhar Digital

Compartilhe